CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Aluguel de temporada: dicas para corretores de imóveis e clientes

8 de Dezembro de 2015

Muitos Corretores de Imóveis e turistas já devem estar negociando os aluguéis para a temporada que começa nas próximas semanas. Para que esta transação seja feita de forma segura e ninguém tenha surpresas desagradáveis, nós do CRECI-SC divulgamos algumas dicas para que as férias sejam realmente o período de descanso que as famílias precisam e uma boa oportunidade de negócios para os Corretores de Imóveis.

Assim como em qualquer transação imobiliária, a coisa mais importante a ser observada no aluguel de temporada é o contrato de locação. Ele serve como garantia, tanto para o locador quanto para o locatário, de que não ocorrerão surpresas na chegada, estadia e saída do imóvel.  Além dos dados completos de todos os envolvidos na transação, é importante que estejam discriminados os valores e a forma de pagamento, duração da estadia, relação de todos os móveis e equipamentos, número de pessoas que vão ficar, e eventuais multas no caso de depredação do patrimônio ou desistência de alguma das partes. Caso o imóvel esteja em um condomínio com atrativos extras como piscina, playground ou salão de festas, também é importante estar descrito se os locatários poderão ou não utilizar esses espaços.

Com o contrato em mãos, também é importante que o Corretor de Imóveis e os inquilinos façam uma vistoria detalhada no imóvel. Neste momento, deve-se anotar tudo o que não esteja funcionando para que não seja cobrado nada indevidamente na vistoria de saída do local.

Já que na maioria das vezes os clientes não podem visitar o imóvel antes da locação, é importante que o Corretor de Imóveis disponibilize fotografias atuais e que mostrem o real estado da casa ou apartamento.

Fornecer o máximo de informações ao cliente, com ética e transparência, é uma das melhores formas de cativá-lo e concretizar a transação. Lembre-se que não é só o imóvel que conta, mas também o seu entorno. Itens como distância da praia, proximidade do comércio, de supermercados, farmácias, facilidade de acesso, pavimentação das ruas, etc., contam muito na hora de fechar um negócio.

Para os turistas, é importante que fiquem atentos a ofertas que fogem muito do padrão de preços, principalmente aquelas anunciadas em classificados da internet.  Para evitar golpes e garantir segurança jurídica na sua negociação, é necessário verificar se o Corretor de Imóveis está devidamente credenciado no CRECI-SC. 

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO