CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Como usar uma #hashtag

Por Assessoria de Comunicação CRECI-SC

17 de Junho de 2016

                Hoje em dia a presença nas redes sociais se tornou fundamental para conquistar e, principalmente, fidelizar clientes. Mas a simples presença não basta, é preciso saber como funcionam essas ferramentas para atingir o maior número possível de pessoas. Uma dessas formas é o uso da ?#‎hashtag ao evidenciar um assunto ou lançar uma campanha de mídia.

                Surgida a partir do Twitter, mas hoje disseminada por praticamente todas as redes sociais, a #hashtag (sustenido, para os músicos, ou jogo da velha para a maioria dos mortais...) é um instrumento que aglutina diversas postagens sobre um mesmo tema, gerando um tipo de interação cruzada. Faça o teste, procure uma postagem com a #hashtag e clique sobre ela. Você verá então uma lista de postagens que usaram a mesma palavra-chave e que tratam do mesmo assunto.

                Esta é uma forma de promover suas postagens, já que muitas pessoas fazem buscas por assuntos nas redes sociais. Por exemplo, digamos que você tenha um imóvel para venda na cidade de Laguna. Ao fazer uma postagem sobre essa oferta, você coloca no fim dela a mensagem #laguna. Todas as pessoas que procurarem informações sobre a cidade encontrarão também a sua publicação. Dessa forma você atinge potencialmente muito mais possíveis compradores.

 

Abaixo colocamos algumas dicas para aproveitar melhor o potencial dessa ferramenta (as informações foram retiradas do site www.digai.com.br):

 

#escreverpalavrasdemaisnumaunicahashtagehterrivel

Pode escrever mais de uma palavra ao criar uma hastag? Pode, mas não leve o conteúdo do seu texto todo para dentro de uma hashtag.

 

#nao #precisa #criar #uma #hashtag #para #cada #palavra

#Desde #quando #passamos #a #nos #comunicar #dessa #forma? Eu não sei. Só sei que fica muito confuso criar uma hashtag para cada palavra no texto e as pessoas acabam se perdendo e esquecendo qual o tema central daquilo que você está falando.

 

Use uma hashtag que tem a ver com seu post

Há quem use hashtags que estão “bombando” somente para chamar atenção para aquilo que está compartilhando. Quanto desespero! Você acaba irritando os usuários que vão acabar se sentindo como se estivessem perdendo tempo indo até sua postagem.

Promova seu negócio ou evento usando uma hashtag própria

Uma hashtag específica para o seu evento ou negócio pode somar significativamente aos seus esforços de marketing e promoção da sua empresa. 

 

Pesquise a hashtag mais apropriada para cada rede social

Sim, podemos usar hashtags em várias redes sociais diferentes. Mas não é porque um termo está no Trending Topics do Twitter que ele vai render bons resultados também no Instagram, por exemplo.

 

Procure a hashtag que já está rendendo mais postagens

Outro aspecto importante é unir a mensagem que você quer passar com hashtags que já estejam sendo bem comentadas e utilizadas. Claro que não vale usar uma # popular só para chamar atenção. Mas a menos que você esteja promovendo algo novo, não vale a pena usar uma hashtag que ninguém esteja usando ou pesquisando ainda.

 

Honre a ortografia

Escreva corretamente as palavras. Senão sua #hashtag simplesmente não vai levá-lo a lugar nenhum.

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO