CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

CRECI-SC presente no 1º Seminário Imobiliário do Alto Vale do Itajaí

3 de Setembro de 2018

O evento aconteceu na noite da quarta-feira, 29, e continuou na quinta-feira, 30 com a segunda edição do Jantar dos Corretores de Imóveis.

Mais do que comemorar a passagem do dia do corretor de imóveis, o Núcleo Imobiliário da ACIRS buscou desenvolver um evento que mostrasse para os profissionais ligados à construção civil a importância da realização de alguns projetos em Rio do Sul.  Para contextualizar o tema o 1º Seminário Imobiliário do Alto Vale do Itajaí contou com a apresentação de três cases. Dois sobre a implantação da simplificação da análise de projetos nos municípios de Rio do Sul e Jaraguá do Sul e um terceiro assunto que abordou a situação do mercado imobiliário na região.

O evento contou também com a presença do Presidente do CRECI-SC, Carlos Josué Beims que na ocasião parabenizou os corretores de imóveis pela passagem de sua data, celebrada em 27 de agosto, e fez um convite a todos os corretores de imóveis: conhecerem a nova sede do CRECI-SC, que desde junho deste ano, está atendendo em seu novo endereço. A nova sede conta com instalações amplas e modernas para atender cada vez melhor este profissional tão importante.

A arquiteta e urbanista, Eliziane dos Reis, foi a responsável em apresentar para o público como aconteceu a implantação do projeto legal em Jaraguá do Sul.  A especialista em gestão de projetos e obras de edificações contou ainda quais as principais dificuldades enfrentadas após o projeto implantado. “O nosso maior problema foi regularizar os mais de 600 processos que estavam parados no setor. Precisamos trabalhar essa necessidade com as pessoas que integram a equipe responsável em analisar os processos”. Um ano após a implantação os índices de Jaraguá do Sul são surpreendentes, e a lista de espera para a análise caiu para menos da metade.

O evento contou também com o case de Rio do Sul, apresentado pela diretora de planejamentos do município e integrante do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Carolina Kuhl. A arquiteta explicou para o público quais questões levaram a realização do projeto e quando a simplificação da análise de projetos entrará em vigor no município.  “A ideia de diminuir o tempo de espera e essa burocratização surgiu dentro do Núcleo de Arquitetos. Não havia padrões para seguir, o que dificultava e atrasava o trabalho dos profissionais. Foi quando em uma conversa com o prefeito do município eu me ofereci para trabalhar e implantar o projeto em Rio do Sul”.

Carolina conta que o projeto entrará em vigor no dia 31 de agosto e o seu principal objetivo é avaliar o que é importante para a coletividade, diminuir tempo de espera e padronizar processos.  O projeto legal é um conjunto de ações envolvendo a simplificação dos projetos, gestão de pessoas e processos que objetivam a redução do tempo de emissão dos alvarás da construção civil.

Para finalizar o primeiro dia de evento, a gerente de engenharia da Melchioretto Sandri, Carla Taynara de Brito, apresentou um parecer sobre a situação do mercado imobiliário no Alto Vale do Itajaí. A engenheira mostrou alguns aspectos que levaram a Melchioretto a construir em outras regiões e diminuir os lançamentos em Rio do Sul. “A nossa maior dificuldade é a burocratização, estamos com obras para serem aprovadas na prefeitura há cinco anos. Com a implantação do projeto legal no município acredito que essa espera será menor, o que irá nos possibilitar lançar novas construções”.

Para a coordenadora do Núcleo Imobiliário da ACIRS, Thabita Aline Hellmann, o 1º seminário imobiliário do Alto Vale do Itajaí é um evento que tem como propósito informara a população. “O nosso objetivo é expandi-lo a cada ano com novos temas e assuntos que são pertinentes a área da construção civil. Além de mostrar para a região o quão importante é a união da classe para que possamos realizar um bom trabalho”.

O evento continuou no dia 30, com a palestra Digitalize-CI: o mundo mudou? Mude ou morra com Fernando Nunez e com o  2º Jantar dos Corretores de Imóveis,  no esporte clube concórdia.

 O 1º Seminário Imobiliário do Alto Vale do Itajaí é um evento realizado com o apoio: Banco do Brasil, Melchioretto Sandri, Registro de Imóveis, Unidavi, CRECI-SC, Tabelionato Della Giustina, Núcleo de Arquitetos da ACIRS e Marcante Eventos.

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO