CRECI-SC
Transparência e Prestação de Contas

Como se tornar um Corretor de Imóveis?

O mercado imobiliário é um setor de destaque na economia brasileira, gerando boas perspectivas de carreiras profissionais. Prova disso é o crescimento da profissão de Corretor e Corretora de Imóveis, que conta atualmente com quase 400 mil profissionais em todo o país. Com este cenário, muitas pessoas procuram o CRECI/SC para saber quais são os requisitos e o procedimento para entrar na profissão. Aqui você encontra um passo a passo comentado para orientar o seu percurso até se tornar um Corretor de Imóveis credenciado.

1) Escolher um curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou superior Tecnólogo em Negócios Imobiliários

Para se credenciar junto ao CRECI/SC e exercer legalmente a profissão, você deve, antes de tudo, possuir um diploma de curso técnico ou superior na área imobiliária. É importante garantir que a instituição de ensino esteja devidamente autorizada pelo Sistema COFECI-CRECI, pois caso ela não esteja, seu diploma não será aceito para o registro. A lista de instituições autorizadas pelo Sistema COFECI-CRECI a ministrar os cursos, você encontra no seguinte link: https://www.creci-sc.gov.br/p/cursos-tti-e-gestao-imobiliaria/santa-catarina/45/

IMPORTANTE: Fique atento, pois muitas instituições que oferecem cursos à distância contam apenas com polos em Santa Catarina, sendo que sua sede fica em outro Estado. Assim, a escola técnica, faculdade ou universidade aparecerá registrada no seu Estado de origem.

2) Reunir a documentação:

Para facilitar os processos de atendimento, reduzir custos e melhorar seus serviços, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis - 11ª Região/SC lançou nesta semana o Portal de Atendimento Online em que o pedido de Inscrição de Pessoa Física pode ser realizado virtualmente.

https://atendimento.crecisc.conselho.net.br/

Saiba o passo a passo para utilizar o Portal de Atendimento Online. Clique e salve o PDF explicativo

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FAZER A INSCRIÇÃO

1. RG ou CNH - Cópia com autenticação ou, no momento do atendimento, a cópia será conferida com a original e carimbada pelo recebedor.
Apenas serão aceitos documentos com data de emissão de no máximo, até dez anos.

2. CPF - Cópia com autenticação ou no momento do atendimento a cópia será conferida com a original e carimbada pelo recebedor.
Caso no RG/CNH conste o número do CPF, esta cópia não será necessária.

3. Título de Eleitor - Cópia com autenticação ou, no momento do atendimento, a cópia será conferida com a original e carimbada pelo recebedor.

4. Certificado de Reservista (para homens com até 45 anos) - Cópia com autenticação ou, no momento do atendimento, a cópia será conferida com a original e carimbada pelo recebedor.

5. Diploma de Técnico de Transações Imobiliárias (T.T.I.)  ou de graduação em Gestão/Negócios Imobiliários - Cópia com autenticação ou, no momento do atendimento, a cópia será conferida com a original e carimbada pelo recebedor.

6. Cópia do comprovante de residência em Santa Catarina atualizado e autenticado, caso não esteja acompanhada do original e em nome do requerente.

Na falta do comprovante de residência o requerente deverá apresentar Declaração de Residência com firma reconhecida em cartório.
CLIQUE PARA SALVAR E IMPRIMIR A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

7. Diploma original de Técnico de Transações Imobiliárias (T.T.I) ou de graduação em Gestão/Negócios Imobiliários.

8. 01 foto 3X4

9.  Requerimento de Pessoa Física preenchido, datado e assinado pelo requerente. CLIQUE PARA  SALVAR E IMPRIMIR O REQUERIMENTO DE PESSOA FÍSICA

PAGAMENTO:

As taxas serão geradas mediante a apresentação da documentação COMPLETA no balcão de atendimento da sede ou Delegacias Regionais do CRECI/SC. No caso do Portal de Atendimento, serão enviadas por este canal.

3) Encaminhar a documentação

Uma vez reunidos, impressos e preenchidos todos os documentos, você deve encaminhá-los ao CRECI/SC. Só será aceita a inscrição mediante a apresentação de todos os documentos. 
O encaminhamento pode ser feito de várias formas:

PRIORIZE O ENCAMINHAMENTO VIRTUAL OU PELOS CORREIOS!

a) Pelo próprio portal de Atendimento Online.  Acesse o link, se cadastre (CPF e Senha) e faça o Requerimento de Inscrição de Pessoa Física.

https://atendimento.crecisc.conselho.net.br/

b) Via Correios, com o seguinte destinatário:

CRECI – 11ª Região/SC
A/C Secretaria
R. Fúlvio Aducci, 1214 - 10° andar - Estreito, Florianópolis - SC
CEP: 88075-001

DURAÇÃO DO TRÂMITE DO PROCESSO:

  • Prazo médio de 60 - 75 dias para conclusão.

  • O requerente deverá aguardar a tramitação do processo e NÃO PODERÁ TRABALHAR DURANTE A TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO.

  • Após a conclusão dos trâmites, as credenciais serão entregues somente em Solenidade (virtual ou presencialmente), em que o requerente receberá a convocação via e-mail antecipadamente.

  • É de responsabilidade do requerente manter seus contatos atualizados junto ao CRECI/SC.

4) Aguardar a convocação para a Solenidade de Credenciamento

Depois que sua documentação for analisada pela COAPIN (Comissão de Análise de Processos de Inscrição), você receberá via e-mail, a convocação para a o ato solene. É neste momento que você receberá seu número de registro.

Pronto! Agora você já pode exercer sua profissão de maneira legal!

Dúvidas, fale conosco: https://www.creci-sc.gov.br/contato/fale-conosco/

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800 941 2124

FALE CONOSCO