CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Núcleo dos Corretores de Imóveis entrega pauta de sugestões ao prefeito eleito

Fonte: Agência IAF

16 de Dezembro de 2016

O Núcleo dos Corretores de Imóveis da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste – Acismo, com o apoio do CRECI/SC- Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, entregou no dia 10 de novembro uma pauta de sugestões e reivindicações da categoria ao prefeito eleito, Wilson Trevisan.

Conforme os nucleados, representados pelo coordenador Daniel Rodrigo de Souza, um dos objetivos do Núcleo é dispor de ajuda à próxima gestão, com profissionais com conhecimento para auxiliar, considerando que a atuação da categoria fundamental para o crescimento e desenvolvimento do município, bem como o aumento de receita, será entregue um ofício aos eleitos, com algumas sugestões e reivindicações. A categoria ainda se coloca à disposição para participação e indicação de profissionais com conhecimento técnico para auxiliar na próxima gestão municipal.

Ofício com sugestões

No documento, elaborado pelos corretores de imóveis, o Núcleo se coloca à disposição para auxiliar no estudo e adequação ao preço de mercado dos imóveis, por meio de uma planta genérica da cidade com os respectivos valores. O objetivo é evitar a divergência de valores de mercado com os valores lançados no cadastro dos imóveis que ainda ocorre regularmente na cidade.

Ainda, para as avaliações dos imóveis para emissão do ITBI, dos quais os proprietários não concordam com os valores avaliados pela prefeitura, os nucleados sugerem que sejam então nomeados e ou indicados as empresas imobiliárias devidamente registradas ao Conselho Regional Corretores de Imóveis.

Para a emissão de Certidão de Viabilidade Econômica para instalação de empresas em geral, a categoria solicita que as mesmas sejam expedidas para Secretaria da Indústria e Comércio para que a mesma possa estar ciente de quais empresas querem se instalar no município. Também, agilizar a emissão das referidas certidões, com prazo máximo de sete dias ou ainda menor, pois o investidor e empresário é muito assediado por municípios vizinhos a São Miguel do Oeste.

Ansiando maior agilidade na análise para aprovação de projetos na área imobiliária, após a verificação previa do projeto, os corretores reivindicam que, no seu retorno para a aprovação definitiva, que o mesmo tão somente fosse analisado os itens faltantes ou a serem corrigidos, não tendo necessidade de análise do projeto inteiro novamente.

Por último, a categoria sugere que seja elaborado um mapa da cidade de São Miguel do Oeste, que contenha a localização de nascentes, rios e possíveis áreas de APP da cidade, para evitar a venda de imóveis ou possíveis construções irregulares.

O ofício foi assinado e entregue pelo presidente da Acismo, Cesar Signor, pelo presidente CRECI-SC 11ª Região, Carlos Josue Beims, pelo coordenador do Núcleo de Corretores de Imóveis da Acismo, Daniel Rodrigo de Souza, e nucleados.

Para Carlos Beims, Presidente do CRECI/SC essa aproximação é de suma importância para o município e para os profissionais daquela região. “O mercado imobiliário vive do desenvolvimento da cidade e se não gerarmos renda, não há vendas no setor imobiliário. O Corretor de Imóveis deve conhecer muito o seu produto e para conhecer suficientemente um imóvel, é imprescindível saber sobre algumas questões como zoneamento e viabilidade, por exemplo, assim o corretor de imóveis poderá conduzir o comprador a realizar um negócio seguro. Esse diálogo mostra que estamos criando cenários promissores, participando de planos estratégicos e de desenvolvimento da prefeitura”, concluiu. 

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO