CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Reajuste do aluguel e o papel do corretor de imóveis

Por Assessoria de Comunicação CRECI-SC

19 de Maio de 2016

A maioria dos contratos de aluguel atuais prevê um reajuste anual com base no IGP-M (divulgado pela FGV) ou com base na inflação oficial do governo, o IPCA (divulgado pelo IBGE). Porém, atualmente, há outros fatores determinantes que influenciam nessa mudança de valores e é preciso que o corretor de imóveis fique atento para que possa auxiliar seu cliente na melhor forma de negócio.

Desde o primeiro aluguel até na negociação de renovação, o corretor tem papel fundamental e até bastante delicado, já que é o portador da notícia sobre possíveis reajustes. Para começar, o profissional deve conversar com o inquilino e deixar todas as informações sobre o reajuste claras antes mesmo que o contrato seja assinado para evitar futuras complicações.

Para entender e exercer melhor o seu papel como mediador nessa negociação, o CRECI-SC fez uma lista com cinco dicas e sugestões da forma de agir diante o reajuste de aluguel.

  1. Ler o contrato de locação e conversar com o inquilino deixar todas as informações sobre o reajuste claras antes mesmo que o contrato seja assinado para evitar futuras complicações. 
  2. Para isso, é fundamental o conhecimento da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), principalmente da Seção III, que fala sobre os aluguéis.
  3. Saber calcular o reajuste, que envolve o valor do aluguel no início do contrato, data do início do contrato, índice e periodicidade do reajuste (https://calculoexato.com.br/parprima.aspx?codMenu=AlugReajuste)
  4. O profissional deve se antecipar à data do reajuste e fazer uma pesquisa de mercado para saber para saber quanto está valendo o imóvel e antecipar o diálogo entre o proprietário e o inquilino para que nenhum seja pego de surpresa.
  5. Caso tenha existido uma negociação e, para não perder o inquilino, o proprietário aceitou não reajustar o aluguel, é importante que o corretor oriente as duas partes de como proceder. Já que o contrato tem de ser atualizado com as informações acordadas para evitar futuros problemas.

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO